Destaques
Destaques anteriores
Lista de navegação de Destaques
Maio 2024
Diálogos contra a maré | Neurociências e Espiritualidade
Numa parceria entre a Biblioteca Pública e o Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e o Seminário Episcopal de Angra, nasceu o espaço de debate Diálogos contra a maré. Promovemos assim o encontro entre a fé e a razão, criando sinergias de escuta, partilha e diálogo, desinstalando preconceitos entre as várias dimensões de interpretação do sentido da existência. O primeiro encontro, será no auditório da Biblioteca, no dia 9 de maio pelas 20h00 dos Açores, com a presença dos…
Ler mais »Hora do Conto
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a “Hora do Conto”, que decorrerá no próximo dia 11 de maio pelas 16h00, com o narrador Paulo Freitas, e se destina a crianças a partir dos 3 anos de idade e às suas famílias, com o intuito de promover bons hábitos de leitura e estabelecer uma boa relação com o texto. Contar histórias é um contributo valioso para a imaginação dos mais pequenos. Criar hábitos de escuta com…
Ler mais »Sobre o sentido de “Festa Redonda”, nas festividades do Divino Espírito Santo da ilha Terceira
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no dia 21 de maio, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca, a conferência Sobre o sentido de “Festa Redonda”, nas festividades do Divino Espírito Santo da ilha Terceira, por Beatriz Corvelo. Cada espaço transmite significados e sentidos únicos. Quando mencionamos lugares mais pequenos, podemos de igual modo falar em redes coesas e com importância para a identidade cultural das comunidades, como são exemplo as festividades em torno dos Impérios…
Ler mais »Exposição de escultura | Quietude
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove de 22 de maio a 20 de setembro, a exposição Quietude, de Kerstin Thomas Renato Costa e Silva. A exposição reúne um conjunto de objetos utilitários, quase todos oriundos da ilha Terceira, que desafiam o olhar do visitante pela forma irregular que apresentam. A própria assimetria faz despertar uma emoção estética e um deleite de participação no processo artístico. As peças emergem no silêncio reclamando as forças da natureza,…
Ler mais »ESPETÁCULO MUSICAL | MÃO NO CHÃO E PÉ NO AR
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem o prazer de informar que recebe no dia 23 de maio pelas 18h00, a visita do poeta José Fanha e do músico Daniel Completo, com um espetáculo musical a partir do áudio livro “Mão no chão e pé no ar”, para crianças a partir dos 4 anos e suas famílias. Inscreva-se através desta ligação https://forms.gle/ntu1CccYfBoHG4176 Para mais informações contacte-nos através do telefone 295 401 000 ou mail [email protected] NOTAS BIOGRÁFICAS…
Ler mais »Mesa-redonda | Guerra Colonial
A Guerra Colonial iniciou-se em 1961, sendo Angola, Moçambique e Guiné as três principais frentes de Guerra para onde foram mobilizados muitos açorianos, de todas as ilhas, estimando-se que, destes, o número dos que cumpriram serviço militar no Ultramar ultrapassa folgadamente os 14.000 homens. As freguesias de São José (Ponta Delgada) e Santa Cruz (Praia da Vitória) foram as que mais efetivos deram para a Guerra sendo, mais de quatro centenas e meia e, mais de três centenas de homens,…
Ler mais »Hora do Conto
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a “Hora do Conto”, que decorrerá no próximo dia 25 de maio pelas 16h00, com a narradora Ana Couto. Esta Hora do Conto destina-se a crianças a partir dos 3 anos de idade e às suas famílias, com o intuito de promover bons hábitos de leitura e estabelecer uma boa relação com o texto. Contar histórias é um contributo valioso para a imaginação dos mais pequenos. Criar hábitos de…
Ler mais »Junho 2024
Tertúlia Paleográfica
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro organiza, no próximo dia 1 de junho, pelas 15h00 locais, mais uma sessão de Tertúlia Paleográfica em formato presencial e online. Estas sessões decorrem sempre no primeiro sábado de cada mês e à mesma hora. Na Tertúlia deste mês, coordenada por Avelino Santos e orientada por João Ventura, terá continuidade a análise ao Testamento de D. Joana Corte-Real, datado de 26 de fevereiro de 1552. A Paleografia é a ciência…
Ler mais »