Destaques
Destaques anteriores
Lista de navegação de Destaques
Março 2024
Apresentação | Tomos IV e V da Bibliografia Geral dos Açores
A Direção Regional dos Assuntos Culturais promove no próximo dia 7 de março, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro o lançamento dos tomos IV e V da Bibliografia Geral dos Açores: sequência açoriana do Dicionário Bibliográfico Português. A apresentação estará a cargo do Doutor José Guilherme Reis Leite. A Bibliografia Geral dos Açores, foi um projeto coordenado por João Afonso, com início em 1978. Os tomos 1 e 2 editaram-se em 1985…
Ler mais »Conversa | Dia Internacional da Mulher
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, associa-se às comemorações desta efeméride com a promoção de uma Conversa entre Raquel Costa, da UMAR Açores - Delegação da Terceira, abordando a temática A Mulher e o Século XXI, e Ana Brum, da companhia de teatro Cães do Mar, com a proposta de reflexão O desafio de uma educação feminista. A Conversa entre Raquel Costa e Ana Brum…
Ler mais »Hora do Conto
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a “Hora do Conto”, que decorrerá no próximo dia 09 de março às 16h00, com a narradora Ana Couto, e se destina a crianças a partir dos 3 anos de idade e às suas famílias, com o intuito de promover bons hábitos de leitura e estabelecer uma boa relação com o texto. Contar histórias é um contributo valioso para a imaginação dos mais pequenos. Criar hábitos de escuta com…
Ler mais »Abril 2024
Inauguração da Estátua de D. António, Prior do Crato, 6 de abril de 1941
A rubrica mensal "Um Olhar Periódico" de abril intitula-se "Inauguração da Estátua de D. António, Prior do Crato, 6 de abril de 1941" e tem o propósito de homenagear este momento de profundo significado para a história regional e nacional. A escultura, da autoria de Mestre Maduro Dias, foi erigida com o intuito de homenagear D. António e a sua resistência ao domínio espanhol. D. António encontra na ilha Terceira um refúgio estratégico para a sua causa e um espaço…
Ler mais »Mostra bibliográfica | Liberdade
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro associa-se às comemorações de abril, com uma mostra bibliográfica que aborda a temática da Liberdade, de 5 a 30 deste mês. Uma seleção de livros que celebram valores como a autonomia, a emancipação e a democracia implicados nas dimensões ontológica e epistemológica do direito à “liberdade”. A etimologia do conceito liberdade remete-nos para o latim libertas, -atis, de liber, “homem livre” por oposição ao escravo, ou seja, para um princípio intrínseco,…
Ler mais »Mostra | Literatura Explorando Géneros, Romance Histórico Político de Guerra
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a mostra mensal “Literatura explorando géneros”. Esta iniciativa tem o intuito de divulgar a Coleção de Livre Acesso da Sala de Leitura e de Empréstimo Domiciliário de Adultos e pretende dar a conhecer 12 géneros literários ao longo de todo o ano. O compromisso que a instituição tem em fomentar a diversidade cultural e em estimular o pensamento crítico, leva-a a incentivar o leitor a conhecer diversos géneros literários,…
Ler mais »Tertúlia Paleográfica
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro organiza, no próximo dia 6 de abril, pelas 15h00 locais, mais uma sessão de Tertúlia Paleográfica em formato presencial e online. Estas sessões decorrem sempre no primeiro sábado de cada mês e à mesma hora. Na Tertúlia deste mês, coordenada por Avelino Santos e orientada por João Ventura, será analisada a renda da capela de Beatriz Afonso de 1736. A Paleografia é a ciência que estuda a escrita ao longo…
Ler mais »DA HISTÓRIA DOS DIAS DIÁRIOS DE AMOR DE MARIA DO LIVRAMENTO E DE CÂNDIDO FORJAZ: UM [OUTRO] PATRIMÓNIO
Cláudia Faria / Graça Alves Fazendo uso das ferramentas da História Oral, das Histórias de Vida e das escritas do Eu, no âmbito do projeto “Memória das Gentes que fazem a História”, desenvolvido no CEHA, entre 2012 e 2019, coordenado pelo Doutor Alberto Vieira, foi analisada a correspondência de dois jovens açorianos – Cândido Pamplona Forjaz e Maria do Livramento Mesquita Abreu – entre 1924-1933. São cartas-diários que circulam nos vapores que ligam Angra do Heroísmo a Lisboa, onde Cândido…
Ler mais »