Skip

Os Imbecis, e outros textos clássicos de escritoras russas

Os clássicos da literatura russa são bastante conhecidos e lidos em Portugal: Tolstoi, Dostoievski, Turguenev, Gogol, Oblomov, Lermontov, Tchekov, Bunin, Pushkin, Cholokov, Andreiev e tantos outros estão disponíveis nas livrarias portuguesas, muitos desde o século XIX. No entanto, a ausência de escritoras russas representa um enorme vazio.

Esta antologia visa precisamente contribuir para colmatar essa lacuna, dando a conhecer algumas das autoras mais marcantes da literatura russa, tanto da chamada Época de Ouro – que se inicia com a geração de Pushkin e abrange o início do século XIX até às décadas de 30 e 40 – como da Época de Prata – que abarca a última década do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX coincidentes com o Modernismo. Além das autoras que se incluem nestes dois períodos de grande fulgor literário, marcam ainda presença escritoras dos primeiros tempos posteriores à Revolução Russa de 1917.

A perspetiva panorâmica de uma literatura até agora praticamente desconhecida entre nós, salvo raríssimas exceções, abre novos horizontes ao leitor interessado em conhecer a literatura russa no feminino. Entre diversos estilos e géneros, estas autoras estão, porém, unidas pelo esquecimento à sombra dos grandes nomes masculinos da literatura russa.
Nesta antologia, a Introdução de Larissa Shotropa e as notas biográficas das autoras antologiadas enquadram o leitor num contexto histórico e cultural para uma leitura mais esclarecedora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*