Skip

JAG – José Agostinho

JAG – José Agostinho

26 espécies
Suporte: papel
Preto e brancoSéc. XX
Estas espécies fotográficas estão distribuídas pelas diversas pastas de documentos do fundo José Agostinho.
Apresentam os seguintes temas: ilha do Corvo; crise sísmica na ilha de Santa Maria em 1937 e 1939; Observatório Meteorológico.
Apresentam-se em bom estado de conservação. Este fundo deu entrada na BPARLSR em Setembro de 1978 por oferta da família do Ten.-Coronel José Agostinho.

 

Tenente-Coronel José Agostinho
[1888–1978]
Grande homem de ciência e de cultura, militar notável; de trato afável e humilde, muito estimado pelas classe populares, foi, por muitos doutos, considerado um «sábio».

José Agostinho. Militar de carreira, distinguiu-se como meteorologista e naturalista de craveira internacional. Publicou centenas de artigos científicos sobre Meteorologia, Sismologia e Biologia, além de uma centena e meia de palestras radiofónicas, no Rádio Clube de Angra, muito populares e escutadas.
José Agostinho nasceu em Angra do Heroísmo e fez os seus estudos no Liceu da sua cidade, terminando-os em Lisboa. Estudou em seguida na Escola Politécnica; concluído o curso, ingressou na Escola do Exército, onde se graduou, seguindo a carreira militar.
Integrou o Corpo Expedicionário Português durante a I Grande Guerra, no comando de uma bateria de artilharia. Pelo seu desempenho foi condecorado com a Cruz de Guerra de 1ª. Classe e com o grau de cavaleiro da Ordem da Torre e Espada.
Regressou aos Açores, depois da Guerra. Colocado como observador no Observatório Meteorológico de Ponta Delgada, trabalhou com o naturalista Afonso de Chaves, director do Serviço Meteorológico dos Açores.
Por morte de Afonso de Chaves sucedeu-lhe no cargo de director. A sua direcção foi inovadora, tendo introduzido novas valências, como a observação do campo magnético terrestre e os estudos de aerologia.
Ao mesmo tempo especializou-se como sismologista e naturalista, trocando correspondência com alguns dos grandes especialistas da época. Recolheu espécimes da fauna e flora dos Açores, que estudou e divulgou.
Era membro de numerosas sociedades científicas internacionais e sócio correspondente do Instituto de Coimbra e da Sociedade Broteriana. Foi sócio fundador e presidente da Sociedade de Estudos Açorianos Afonso de Chaves e também do Instituto Histórico da Ilha Terceira, a que presidiu entre 1955 e 1957. Interessou-se igualmente pela História e pela Etnologia.
Grande oficial da Ordem de Santiago da Espada, comendador da Ordem Militar de Avis, oficial da Ordem de Cristo e oficial da Ordem do Império Britânico, pelos serviços prestados às forças britânicas estacionadas na ilha Terceira durante a II Grande Guerra.
Inventou o nefoscópio de reflexão, aparelho que mede o movimento das nuvens. O Observatório Meteorológico de Angra do Heroísmo tem o seu nome, assim como uma avenida da sua cidade. Foi sócio fundador do Instituto Histórico da Ilha Terceira, que foi presidente.
O seu espólio foi adquirido aos herdeiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*