Skip

JCRA – Joaquim Moniz de Sá Corte Real e Amaral

JCRA – Joaquim Moniz de Sá Corte Real e Amaral

1092 espécies
Suporte: papel
Preto e brancoSéc. XX
O espólio fotográfico JCRA é composto por 1092 fotos em papel de revelação a preto e branco, acondicionadas em 19 álbuns. 4 destes álbuns com um total de 256 fotos encontram-se na Direcção Regional da Cultura ao abrigo do Programa MEDIAT II – Memória Digital Atlântica – Fotografia.
Os temas apresentados são, entre outros: almoços e jantares; comemorações de centenários; inaugurações; obras públicas de canalização de água e abertura de estradas; procissões; remodelação do Alto das Covas; visitas oficiais.
O espólio deu entrada na BPARAH por oferta de Isabel Maria Corte Real, em Março de 2001.
O acervo fotográfico está acondicionado nos álbuns originais.

 

Dr. Joaquim Moniz de Sá Corte-Real e Amaral
[1889-1987] Reitor e Professor do Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, Governador Civil e Presidente da Câmara de Angra.

Joaquim Moniz de Sá Corte-Real e Amaral. Natural de Angra do Heroísmo, faleceu em Lisboa, onde viveu após a aposentação.
Fez estudos liceais em Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada. Tendo-se alistado no curso de oficiais milicianos, foi enviado como expedicionário, no período entre as duas Grandes Guerras, para Angola, onde comandou uma unidade.
Licenciou-se mais tarde em Ciências Histórico-Geográficas, em Coimbra. Foi professor nos liceus daquela cidade; sendo já professor efetivo dos liceus, foi chamado para reitor do Liceu de Angra do Heroísmo, onde se tornou notado pela sua ação pedagógica. Considerado um brilhante professor de História, foi um defensor da divulgação da História das ilhas.
Membro da Comissão Distrital da União Nacional, foi responsável pela montagem do Estado Novo no distrito de Angra do Heroísmo, vindo depois a exercer o cargo de Governador Civil e mais tarde o de Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Foi distinguido com os graus de Cavaleiro da Ordem de Avis, de oficial da Ordem da Instrução Pública e de grande oficial da Ordem de Cristo.
Constitui oferta de sua filha, Drª. Isabel Maria Teresa de Fátima Nunes da Costa Corte-Real e Amaral, o espólio existente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*