Skip

A árvore dos Torajá, de Philippe Claudel, Porto Editora, 2017

Trata-se de um romance em forma de interrogação metafisica sobre o lugar que ocupam os mortos nas nossas vidas. O que normalmente acontece no mundo ocidental é a pressa em enterra-los e a apagar a sua existência. Segundo Claire Juliard da revista francesa Le Nouvel Observateur:

”E no entanto, os vivos são perseguidos pelos rumores dos seus fantasmas…Um narrador, de regresso a si mesmo através do amor, esquece os seus males e as suas feridas para se voltar para a vida.”

A questão central colocada por este autor é a pergunta: “O que são os vivos?

”E o que significa mesmo, isso de, verdadeiramente estar vivo? Quando respiro e caminho, quando como e quando sonho estou inteiramente vivo? Qual é o grau mais elevado de estar vivo?”

Toda a narrativa é desenvolvida em torno da vida de um cineasta que perde o melhor amigo e reflete sobre o papel que a morte ocupa na nossa existência. Entre duas mulheres maravilhosas, entre o presente e o passado, na memória dos rostos amados e na luz dos encontros inesperados com a celebração das promessas da vida. Um livro de leitura muito interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*