Skip

Poemas dramáticos e pictopoemas, de Mário Cesariny.

Poemas Dramáticos e Pictopoemas, de Mário Cesariny, é o volume que reúne o teatro, poemas dramáticos e pictopoemas do autor. Além das já conhecidas peças Consultório do Dr. Pena e do Dr. PlumaUm Auto para JerusalémTitânia e o guião cinematográfico A Norma de Bellini, este livro inclui ainda três peças nunca publicadas em livro: Projeto de RebeliãoO Processo e Projeto não Terminado para Teatro Radiofónico. O prefácio é de Perfecto E. Cuadrado.

«Dizemos “poemas dramáticos”, e devemos assinalar duas questões prévias: que, afinal, e falando do autor Mário Cesariny, tudo nele era e é poesia, incluindo a “literatura” que Verlaine afastou para uma geografia diferente, e incluindo também (segunda questão) a pessoa e a personagem do autor, isto é, o actor Mário Cesariny, histrião maior da República que transformava o mundo à sua volta em palco universal para as suas encenações e representações, onde palavras, gestos, movimentos e silêncios reabilitavam para todos nós — espectadores e parte do sentido final do espetáculo — uma realidade que, à boa maneira pessoana, precisava dessa transmutação alquímica para ser definitiva e absolutamente real.
[…] Parafraseando André Breton: nem limites nem fronteiras no vasto território da Poesia, diverso e uno. Com essa ideia abrangente, decidimos organizar este volume dedicando a segunda parte às justaposições, conjunções, fusões e confusões da poesia plástica e da poesia verbal, da palavra e da imagem.» [do Prefácio]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*