“Conversas na Biblioteca” com José Carlos Vasconcelos

- Este evento já decorreu.
“Conversas na Biblioteca” com José Carlos Vasconcelos

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Conversas na Biblioteca”, que se realizará no dia 7 de maio às 18h.
Dando continuidade a esta iniciativa que, noutras edições, tem vindo a proporcionar uma partilha de impressões mais próxima entre o público e os palestrantes, o tema desta “Conversa” será o Jornalismo Literário, uma especialização do jornalismo feita com a arte da literatura. Esta sessão contará com a presença de José Carlos Vasconcelos, diretor do Jornal de Letras, que por sua vez trabalha temas em destaque nas áreas da literatura e da arte, e moderação da jornalista Marta Silva, da RTP- Açores.
Além de comparar os vários tipos de texto de comunicação, pretende-se proporcionar uma reflexão crítica e um contacto próximo do leitor com a cultura.
A participação neste evento será mediante inscrição prévia, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com nome e contacto para: [email protected].
Notas Biográficas:
José Carlos Vasconcelos
Jornalista, advogado e poeta, com intensa atividade cívica, cultural e associativa em vários domínios, iniciada na Póvoa de Varzim, com continuidade para Coimbra, onde foi dirigente estudantil, chefe de redação da Via Latina e da Vértice, ator do Teatro dos Estudantes, etc.
Foi para a redação do Diário de Lisboa, onde foi presidente da comissão da Liberdade de Imprensa, da assembleia geral e da direção do Sindicato e do Clube de Jornalistas, advogado de presos políticos, fez inúmeros recitais de poesia, só ou com Carlos Paredes, José Afonso e outros. Após o 25 de Abril, integrou a Comissão do Livro Negro sobre o Regime Fascista, esteve na direção do Diário de Notícias e da RTP, fundou, com outros jornalistas, O Jornal, de que foi diretor, bem como diretor editorial do grupo (Se7e, JL, História, Jornal da Educação, editora, TSF-Rádio Jornal), e, depois, da Visão. Do JL, Jornal de Letras, mantém-se diretor desde que o criou, há 42 anos. Entre muito mais, pertenceu às comissões políticas das candidaturas de Ramalho Eanes, como deputado presidiu à comissão parlamentar Luso-Brasileira, integrou o Conselho Geral da Fundação Gulbenkian e o da Universidade de Coimbra, etc.
Tem publicados nove livros de poemas, três infantojuvenis e um sobre Lei/Liberdade de Imprensa. Entre outras distinções foram-lhe atribuídos, como jornalista, todos os prémios de carreira ou prestígio (Casa da Imprensa, Clube de Jornalistas, Clube de Imprensa, Fundação Sec. XXI) e, na sua 1ª edição, para personalidades dos dois países, o de Cultura da Fundação Luso-Brasileira.
Marta Silva
Licenciada em Ciências de Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa.
É jornalista na RTP – Açores desde 1995, tendo passado, anteriormente pela Rádio Renascença e pela TVI.
O seu trabalho destaca-se em diferentes áreas, desde a reportagem à apresentação informativa, passando pela coordenação e autoria de programas.
Está ligada ao jornalismo de investigação regional e já lecionou “História dos Média” no ensino profissional, em Angra do Heroísmo.