Skip

Aniquilação, de Imre Kertész. Editora: Ulisseia

Em “Aniquilação”, Imre Kertész (Nobel da Literatura 2002) continua a escrever sobre Auschwitz (começara em “Sem Destino”). Um livro sobre a experiência-limite, o mal, a sobrevivência, a culpabilidade. Um livro sobre a memória e a incompreensão. Keserü, editor, 40 e poucos anos, salvara o manuscrito de uma peça teatral do seu amigo B., sobrevivente de Auschwitz, que se suicidou pouco depois do fim do comunismo na Hungria. Keserü pensa que B. terá também escrito um romance e procura esse manuscrito, encontrando-se com a antiga mulher de B., e a sua última amante, Sara. Mas será que a memória de Keserü não é traiçoeira? Ou fora “reeducada”? “O homem completamente reeducado, ou, por outras palavras, o sobrevivente[…] não é trágico, mas cómico, porque não tem destino”.

“Este romance, traduzido do húngaro por Ernesto Rodrigues, não tem daqueles truques que os bons autores usam para agarrar o leitor distraído. Pelo contrário, há estranhas repetições, como

se o autor procurasse a frase certa e tentasse vários modelos, antes de a encontrar. Kertész é um dos grandes escritores vivos, mas o seu trabalho escolhe a difícil via da ausência de ornamentos. O que faz sentido: o inferno não tem beleza. Como seria possível ornamentar estes abismos?”
Luís Naves, Diário de Notícias, 17.12.03

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*