Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Cantinho dos Livros | Eduíno de Jesus

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro destaca, entre os dias 5 e 26 de dezembro, a mostra “Cantinho dos Livros”, que nesta edição homenageia a obra de Eduíno de Jesus. Na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário da BPARLSR, estarão patentes as obras principais do poeta, ensaísta e dramaturgo micaelense, como “Os silos do silêncio: poesia (1948- 2004)” (2005) e “Como Tenuíssima Espuma de Luz (Poética Fragmentária)” (2021).

Visite este “Cantinho” e descubra o património literário dos Açores pelas palavras dos seus autores.

 

Nota Biográfica

Nome completo: Eduíno Moniz de Jesus.

Natural dos Açores, ilha de S. Miguel, nascido em 1928. Radicado no Continente desde 1951 até 2020. Regressado a e fixado nos Açores (Ponta Delgada) nesta data.

  1. Formação: Cursos do Magistério Primário, na Escola do Magistério Primário de Ponta Delgada; de Ciências Pedagógicas, na Faculdade de Letras da Univ. de Coimbra; de Românicas nesta mesma Faculdade e na da Univ. Clássica de Lisboa; Licenciatura nesta última com dissertação em Linguística e Literatura; Curso sobre Comunicação, na Academia de Bordéus (França).
  2. Profissão:
  3. a) Professor, sucessivamente, I. de Instrução Primária em Ponta Delgada e Coimbra e II. do Ensino Técnico Profissional e Secundário em Lisboa. III. Docência na Cadeira de Teoria da Literatura, no ano de 1979-80, na Universidade Nova de Lisboa, e IV. nos 20 anos seguintes, até 2000, em vários cursos e seminários do Departamento de Língua e Cultura Portuguesa (principalmente de História da Literatura Portuguesa), na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (no Departamento de Língua e Cultua Portuguesa para Estrangeiros).
  4. b) Outros cargos e comissões de serviço: Subdirector de uma Escola Técnica e Director de outra; co-autor da reforma dos programas do ensino preparatório do ensino secundário; membro do Conselho Orientador para a Formação de Professores em Exercício no antigo Ministério da Educação e das Universidades, etc.

III.  Vida Literária

1) Poesia:

– Livros: Caminho para o Desconhecido, Coimbra, Colecção Arquipélago, 1952; O Rei Lua, Coimbra, ed. do Autor,1955; A Cidades Destruída durante o Eclipse, Coimbra, Coimbra Editora, 1957; e Os Silos do Silêncio (antologia pessoal), com prefácio de António Manuel Couto Viana e posfácio de Onésimo Teotónio Almeida, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005; Como Tenuíssima Espuma de Luz, com desenhos de Artur Bual, ed. Nona Poesia, Pronta Delgada, 2021.

– Poesias em mais de duas dezenas de antologias de poesia portuguesa publicadas em Portugal, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Eslováquia e Letónia.

2)  Teatro:

– 5 Minutos e o Destino (comédia), com prefácio de Fernando de Lima, Ponta Delgada, ed. Açória, 1958.

– Fábula de Armando e Cecília, representada na Casa dos Açores de Lisboa e na Casa dos Açores do Norte.

3) Ensaios

  1. a) em obras colectivas:

– Estrada Larga (3 vols.; dir. Costa Barreto),

– A Questão da Literatura Açoriana (dir. Onésimo T. Almeida), Vitorino Nemésio, Vinte Anos Depois (dir. A. M. Machado Pires et al.), etc.;

  1. b) em prefácios e posfácios:

– de obras literárias de Armando Côrtes-Rodrigues, António Moreno (P.e José Jacinto Botelho), Virgílio de Oliveira, Natércia Freire, António Manuel Couto Viana, Madalena Férin, Pina d’Emarghi, etc.;

– em catálogos de exposições e álbuns de artes plásticas;

– dispersos em jornais e revistas.

4) Co-Direcção e Colaboração na enciclopédia luso-brasileira de cultura Verbo; na enciclopédia de Literatura Biblos, no Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, no Dicionário Enciclopédico Ediclube, etc.

5) Criação de revistas: Contravento (edição e co-direcção) e Revista de Cultura Açoriana (direcção).

6) Crítica:

– literária e de artes plásticas em jornais e revistas:

– de teatro, regularmente, de 1960 a 1967, na revista Rumo.

7) Televisão:

– Produção e direcção dos magazines literários quinzenais Convergência (1969-1972) e Livros & Autores (1972-1974).

8) Conferências e comunicações em Congressos e Colóquios em Portugal, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Detalhes

Data:
5 Dezembro, 2022
Hora:
8:00 - 17:00
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*