Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Cantinho dos Livros – João de Melo

O “Cantinho dos Livros” dedica-se, até ao dia 28 de janeiro, à obra literária do escritor João de Melo.

A Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário da Biblioteca tem um espaço onde promove esta mostra, que tem como objetivo homenagear mensalmente vários autores açorianos, pelo seu impacto na literatura regional.

João de Melo nasceu no Nordeste, Ilha de São Miguel, em 1949. Depois de completar o ensino primário na ilha natal, prossegue estudos no continente, ficando finalmente a trabalhar em Lisboa. Participou na Guerra Colonial em Angola de 1971 a 1974, período que marcou vários livros seus, como o romance Autópsia de Um Mar de Ruínas, hoje considerado uma obra de referência na literatura portuguesa dentro deste tema.

Em 1981, o escritor licencia-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, mantendo colaboração assídua em diversas revistas literárias (Colóquio-Letras, Vértice, Ler, etc.). No início da década de 80, João de Melo torna-se professor do ensino secundário e superior, até ter sido convidado pelo governo português em 2001 para o cargo de conselheiro cultural junto da embaixada de Portugal em Espanha, cargo que viria a desempenhar até 2010.

Entre Lisboa e os Açores, publicou contos, antologias literárias, ensaios crítica literária, poemas e até livros de crónicas de viagem, que seriam traduzidos para pelo menos 11 línguas, trabalho este que viria a ser galardoado com o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique ou a Medalha de Mérito Cívico pela Assembleia Regional dos Açores, entre outros.

Detalhes

Início:
14 Janeiro, 2022
Fim:
1 Fevereiro, 2022
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*