Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Cinema Anna Karenina, filme de Joe Wright (2012) e Ensaio sobre a Cegueira, filme de Fernando Meirelles (2008)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta os filmes Anna Karenina, de 2012, dirigido por Joe Wright e adaptado por Tom Stoppard do romance homónimo de Leo Tolstoy, de 1877 e Ensaio sobre a Cegueira, de 2008, dirigido por Fernando Meirelles, com roteiro de Don McKellar e baseado no aclamado romance homónimo de José Saramago, na Recreio dos Artistas, em parceria com o Cine Clube da Ilha Terceira.

Anna Karenina é um filme cuja história remonta ao século XIX, em que Anna, casada com Alexei Karenin, alto funcionário do governo russo. Ao viajar para consolar a cunhada, vítima de uma infidelidade do marido que originou uma crise no seu casamento, conhece o Conde Vronsky, oficial da cavalaria, que passa a cortejá-la. Apesar da atração e de o afastar, decidindo voltar para a sua terra, Vronsky encontra-a na estação de comboio e confessa o seu amor. Anna resolve separar-se do marido, causando um choque na alta sociedade de 1874, mas o mesmo recusa, e impede de ver o filho deles.

Ensaio sobre a Cegueira retrata uma cidade grande, atingida por uma inédita epidemia de cegueira, chamada de “cegueira branca”, em que a doença surge inicialmente num homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país, os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar, tendo as pessoas de lutar pelas suas necessidades básicas e expondo os seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico, que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

Garanta o seu lugar, em cada um dos filmes, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).

Detalhes

Início:
17 Dezembro, 2021 às 21:00
Fim:
18 Dezembro, 2021 às 22:00
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*