Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Conferência | “O meu coração abre-se à tua voz”

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a conferência “O meu coração abre-se à tua voz”, no dia 25 de novembro às 18h00.

Esta será proferida pelo Dr. Miguel Palha, pediatra do neurodesenvolvimento, que abordará a problemática médica, educativa, social e ética em torno da Trissomia 21, também conhecida como Sindrome de Down.

Desde o diagnóstico, os pais da criança portadora desta anomalia cromossómica são confrontados com inúmeros obstáculos, sendo o principal a exclusão social, muitas vezes veiculada e amplificada pelos hospitais, pelos centros de saúde, pelas escolas, pelas associações desportivas, pelas associações culturais e por outras instituições da comunidade.

À medida que as crianças com deficiência crescem, este problema agrava-se e não é raro que elas próprias tenham consciência da segregação a que são votadas.

A única solução reside na modificação das mentalidades, para que os cidadãos com deficiência, independentemente das suas capacidades e competências, sejam compreendidos, aceites e integrados em toda a comunidade.

 

Nota Biográfica

Miguel Palha é pediatra do neurodesenvolvimento. Fundou, em 1990, a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, da qual é Presidente da Direção. Também desempenha funções como Diretor Clínico do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, unidade autónoma da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

Detalhes

Data:
25 Novembro, 2022
Hora:
18:00 - 19:00
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*