Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Documento do Mês Dezembro Registo de Batismo do escocês George Leighton, em Angra do Heroísmo (1775)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Documento do Mês”. Durante o mês de dezembro estará exposto o Registo de Batismo do escocês George Leighton, de 1775.

A 10 de abril de 1775, o reitor da Sé de Angra, Pedro da Câmara Meréns, dirigiu-se ao Hospital da Boa Nova para batizar um homem que se encontrava às portas da morte. Era George Leighton, tinha 28 anos de idade, escocês e filho de George Leighton e de Genevieve Thompson. Nada mais sabemos sobre ele, a não ser que se achava “sem esperança algũa de vida”, e que desejava fervorosamente “morrer na fé da santa Igreja Catholica”. Contudo, não sabia “se o menistro herege hera daquelles, que na administração do Baptismo punhão todos os requizitos essenciaes”. Isto é, George teria sido batizado, certamente, no seio da Igreja Anglicana. Porém, não sabia se o seu batismo fora feito de forma a ter validade aos olhos da Igreja Católica.

George Leighton morreu católico, como desejara, com os Divinos Sacramentos, e foi sepultado na Sé de Angra, aos 29 dias daquele mês.

Visite a sala de Arquivo da Biblioteca e conheça o documento que estará em destaque durante todo o mês.

 

 

Detalhes

Início:
1 Dezembro, 2021
Fim:
31 Dezembro, 2021
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*