Skip
A carregar Destaques

Documento do Mês | Dia Internacional do Conservador e do Restaurador

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra o Dia Internacional do Conservador-Restaurador (27 de janeiro de 2023) através da mostra “Documento do Mês”, patente ao público de 3 a 31 de janeiro.

Destacamos a figura do Dr. José de Figueiredo, que deu o nome ao Instituto conceituado na área, e que, a par de Luciano Freire, viria a ser um dos grandes responsáveis pela implementação e regularização dos processos de restauro, como ferramenta essencial de apoio à construção de uma História da Arte Nacional.

Esta foi uma constante preocupação, após a complexa e bem-sucedida experiência com os painéis de S. Vicente, em igual destaque neste “Documento do Mês” de janeiro, como a grande obra que deu início ao restauro moderno em Portugal.

Hoje, pelas mãos de Conservadores-Restauradores formados a nível universitário e com as metodologias e tecnologias atuais, os painéis estão a receber a atenção merecida, tendo em conta os princípios da reversibilidade, compatibilidade e estabilidade de materiais, que há 100 anos, apesar de modernos para a altura, não eram tidos em conta como atualmente.

Com a intervenção realizada em 1909-1910, ainda com a metodologia antiga, foram usados materiais de fraca reversibilidade que se degradaram no último século, notando-se a mão da conservação e restauro, que nesta será mais cuidada.

Venha visitar a exposição patente na Sala de Consulta de Arquivo para conhecer estes painéis, que tanta atenção têm suscitado quanto ao assunto.

Detalhes

Início:
3 Janeiro às 8:00
Fim:
31 Janeiro às 17:00
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*