Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Registo de batismo de Francisco Ferreira Drummond (1796)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Documento do Mês” e expõe, durante o mês de outubro, o registo de batismo de Francisco Ferreira Drummond, que pertence ao Livro de Registos de Batismo de S. Sebastião.

Natural da vila de S. Sebastião, onde nasceu a 21 de janeiro de 1796 e onde veio a falecer a 11 de novembro de 1858, Francisco Ferreira Drummond era acérrimo defensor das ideias liberais. Após a instauração do liberalismo desempenhou funções de provedor da Santa Casa da Misericórdia da Vila de São Sebastião e de presidente da Câmara da mesma vila, entre 1836 e 1839.

Além das funções de relevo que desempenhou, foi como historiador que se distinguiu, deixando uma notável obra intitulada “Anais da Ilha Terceira”, que a Câmara de Angra publicou, em 4 volumes, entre 1850 e 1864.

Os registos paroquiais, dos quais faz parte o Livro de Registos de Batismo de S. Sebastião, são documentos eclesiásticos, utilizados pelas igrejas para registar os batismos, casamentos e óbitos dos seus paroquianos.

Estes são documentos imprescindíveis para quem deseje aventurar-se nos domínios da Genealogia, e que podem ser consultados na Sala de Leitura do Arquivo, que conserva os originais das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, e via online, através do site http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx.

Visite este espaço da Biblioteca e conheça o documento em destaque, durante todo o mês.

Detalhes

Início:
1 Outubro, 2021
Fim:
31 Outubro, 2021
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*