Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Exposição Virtual Augusto Gomes

Início
Exposição virtual
Visita 360º
Galeria
 

Introdução à Exposição Augusto Gomes

 

Aproveitando a passagem do centenário do nascimento de Augusto Gomes, a Biblioteca da cidade em que nasceu decidiu prestar-lhe uma homenagem através de uma mostra patente no mês do seu nascimento, maio. Este gesto pretendeu assinalar de forma visível uma personalidade sui generis que se destacou no mundo dos livros, tendo chegado a ser um dos autores mais vendidos no panorama regional com o seu célebre livro Filósofos da Rua. Augusto Gomes foi uma figura singular, tendo-se destacado como escritor, gastrónomo, investigador, contista, assíduo colaborador da imprensa escrita, da rádio e da televisão, homem de teatro, para o qual escreveu, ensaiou e representou; autor consagrado de múltiplas publicações especializadas nas áreas da culinária, da história e na etnografia dos Açores. Desta última faceta destaca-se a Cozinha Tradicional da Ilha Terceira, que chegou a ser “considerada pela crítica, uma das melhores, senão a melhor, monografia gastronómica publicada no nosso país e uma das melhores da Europa”, Cozinha Tradicional de São Miguel (1988), Cozinha Tradicional de Santa Maria (1998) O Peixe na Cozinha Açoriana e Outras Coisas Mais (2001). Autor publicado e lido, foi igualmente através do seu conhecimento especializado, do seu labor de investigação, e, sobretudo, da sua capacidade e preocupação para captar a seiva da vida profunda e o sentido humano e universal de lugares, tempos e figuras que perpassam pelas suas obras como Filósofos da Rua, A Alma da Nossa Gente, As Danças de Entrudo nos Açores, que construiu a estima pública que o, felizmente, o envolveu no decurso da sua vida.
A exposição virtual que agora se lança pretende ser a continuidade da celebração do trabalho deste investigador dos costumes, garantindo que a passagem do tempo não apague a valia do escritor e do homem de cultura que contribuiu para o conhecimento da história local e regional.

 

A Diretora da BPARLSR

Cláudia Cardoso

 

 

Augusto Gomes (1921-2003)

Nota Biográfica

Augusto Gomes, de seu nome completo Augusto Borges Ferreira da Silva, nasceu a 6 de maio de 1921 em Angra do Heroísmo. Foi escritor, investigador, jornalista e autor consagrado de muitas publicações especializadas nas áreas da culinária, história e etnografia dos Açores. Em 1940 frequentou o Curso Comercial da Antiga Escola Madeira Pinto, completando-o em 1942, no Funchal, na Escola António Augusto de Aguiar.
Revelando-se um contista de mérito obteve, em 1958, na cidade da Horta, um 1º prémio no concurso de contos regionais e no mesmo ano, em Angra do Heroísmo, foi premiado também com o 1º lugar nos Jogos Florais. Mais tarde, já em Angola, obteve o 2º prémio (prémio único) no concurso de contos organizados pela Base Aérea n.º 9.
Colaborou na página literária do jornal A União e na revista literária Gávea tendo mantido uma rúbrica no Rádio Clube de Angra, no programa “Panorama”, intitulada “À Laia de Conversa”.
Homem de teatro, escreveu, ensaiou e interpretou as revistas teatrais “Alagado Pingando”, “Faz-me Cócegas”, “Talvez te enganes” e “Em Mangas de Camisa”. Escreveu e ensaiou a opereta “Amor Campestre”, levada a cena pelo Grupo Teatral do Posto Santo. Ensaiou e interpretou a opereta regional “Glória ao Divino” e interpretou o papel de Frei João da Ribeira no Auto “Ao Mar…”. Foi ensaiador no Liceu Nacional de Angra, na Escola Comercial, no Seminário Diocesano e em várias Sociedades Recreativas.
Publicou Cozinha Tradicional da Ilha Terceira, Perdoe pelo Amor de Deus, Filósofos da Rua, Cozinha Tradicional da Ilha de São Miguel, Geminação das Câmaras de Angra do Heroísmo e Évora, A Alma da Nossa Gente, Teatro Angrense: elementos para a sua história, Cozinha Tradicional da Ilha de Santa Maria, Danças de Entrudo dos Açores, O Peixe na Cozinha Açoriana e Apontamentos para a História da Freguesia de Santa Luzia de Angra.
Viria a falecer a 21 de novembro de 2003.

Retrato de Augusto Gomes

 

 

 

 

 

Detalhes

Data:
31 Janeiro, 2022
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*