Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Exposição “Teotónio de Ornelas: o Latifundiário Liberal”

Data: De 19 de março de 2021 a 31 de março de 2022

Hora: Horário de funcionamento da Biblioteca

Local: Página no Facebook BPARLSR – www.facebook.com/BPARLSR

Público-alvo: Historiadores, professores, e todos os interessados em conhecer a vida de Teotónio de Ornelas.

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro inaugura, a 19 de março, a exposição “Teotónio de Ornelas: o Latifundiário Liberal”.

O terceirense, 1.º Conde da Praia, é homenageado nesta mostra, onde será destacada a sua vida e o papel marcante que desempenhou na instauração do liberalismo nos Açores e consequente repercussão em todo o país.

No dia da inauguração a Biblioteca promove, pelas 18h00, a palestra “Teotónio de Ornelas: 1834-1852” por José Guilherme Reis Leite, doutorado em História. Esta iniciativa, cuja lotação já se encontra esgotada, será também transmitida em direto na página no Facebook da Biblioteca para que todos os interessados a possam acompanhar.

“Teotónio de Ornelas: o Latifundiário Liberal” estará patente até ao dia 31 de março de 2022, pelo que ao longo do ano serão desenvolvidas diversas iniciativas no âmbito desta exposição.

Assista à palestra, em direto, em www.facebook.com/BPARLSR

 

 

José Guilherme Reis Leite: Historiador e político autonomista. Doutor em História pela Universidade dos Açores. Foi professor no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo. Tem colaborado com várias Universidades portuguesas lecionando em cursos de pós-graduação e integrado júris de mestrado e de doutoramento. Como historiador tem-se ocupado de inúmeros aspetos da cultura açoriana, nomeadamente históricos, literários e políticos, sobretudo aqueles que interessam ao conhecimento do processo autonómico açoriano. Orador fluente, é autor de inúmeras conferências, muitas delas publicadas. Com uma longa carreira política no Partido Social Democrata, exerceu por eleição, na Comissão Política Regional dos Açores os cargos de vice-presidente, de Presidente da Mesa do Congresso e de representante da Comissão Política Regional dos Açores na Comissão Política Nacional. Foi deputado e Secretário Regional da Educação e Cultura dos I e II governos regionais dos Açores.

 

Detalhes

Início:
19 Março, 2021
Fim:
31 Março, 2022
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*