Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

IV Encontro de Vozeirões- “Tolerância”

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza, no dia 5 de novembro às 18h00, o IV Encontro de Vozeirões, com o tema “Tolerância”.

A sessão contará com a presença da psicóloga Raquel Costa, o Pe. Júlio Rocha, o professor Rogério Sousa, a jornalista Marta Silva e a juíza Susana Rolo, que debaterão o conceito de tolerância, que se baseia no respeito que cada ser humano tem pelo seu contexto e ideologias face ao outro. No entanto, é necessário saber limitar o que é tolerável e intolerável.

Como se pode caracterizar a tolerância e de que forma é que esta se desenvolve na educação? De acordo com John Dewey, a “educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”. Junte-se ao debate e explore esta questão connosco.

 

Notas Biográficas

Raquel Costa

Raquel Azevedo Silva Cardoso Costa (04/11/1992), mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (ULHT) desde 2016 e Técnica de Apoio a Vítimas desde 2020.

Psicóloga e T.A.V. na UMAR Açores – Delegação da ilha Terceira e Psicóloga Clínica no Psicoespaço – Centro de Desenvolvimento Infantil e Juvenil de Angra do Heroísmo.

Formadora e dinamizadora de diversas sessões, palestras e sensibilizações relacionadas com a Igualdade de Género e prevenção da Violência Doméstica.

 

José Júlio Mendes Rocha

Natural da Praia da Vitória, Ilha Terceira (1968), estudou no Seminário de Angra onde foi ordenado sacerdote em 1992. Posteriormente, completou os seus estudos na Accademia Alfonsiana, em Roma, tendo completado o doutoramento em Teologia Moral em 2004, com a tese: “O Teatro da Consciência. Uma leitura teológico-moral da obra de Raul Brandão”.

Já foi Pároco em Santa Luzia, São Mateus, Posto Santo, São Pedro, Porto Martins e Fonte do Bastardo. Foi Capelão do Hospital de Angra do Heroísmo e da Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade. É professor no Seminário de Angra desde 1994, onde ensina Teologia Moral e Doutrina Social da Igreja. Membro da Comissão de Ética do Hospital de Angra desde 1995.

É assistente da Comissão Diocesana Justiça e Paz e do Movimento da Mensagem de Fátima. Membro da Associação Teológica Ibérica para o Estudo da Moral.

 

 

Rogério Sousa

Rogério Sousa nasceu em Angra do Heroísmo, em 1978. Licenciado em Português e Inglês (ensino de) e Mestre em Cultura e Literatura Portuguesas, pela Universidade dos Açores, foi docente do ensino regular, tendo também lecionado no ensino profissional, entre 2001 e 2008. Fez um interregno na docência para assumir a coordenação do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, de 2008 a 2014, e a direção da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, de 2010 a 2014, tendo desempenhado as funções de adjunto do Secretário Regional da Educação e Cultura, entre 2014 e 2020. Regressou ao ensino em 2021. Membro ativo e cofundador da revista literária NEO, da Associação dos Amigos do Museu e da Associação Cultural Burra de Milho, é refundador e membro da Direção do Cine-Clube da Ilha Terceira, desde 2013. Colabora com o Diário Insular e o Açoriano Oriental, com a rubrica “Morte da Bezerra”, e possui publicações dispersas noutros jornais, revistas e suplementos.

 

Susana Rolo

Natural de Angra, nasceu em 1973 e fez todo o seu percurso académico até ao 12º ano, sempre em escolas públicas. É mãe de dois, um jovem com 19 anos e um rapaz com 8 anos, e vive em união de facto.

Licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que frequentou entre 1991. Ingressou no Centro de Estudos Judiciários em 1999 onde optou pelo exercício da função judicial.

Foi juiz em Alcobaça, Nazaré, Angra, Horta e Praia da Vitória, além de ter acumulado serviço de vários outros tribunais ao longo destes anos e quando necessário. Nesses tribunais, trabalhou com praticamente todas as áreas do Direito, designadamente civil, comercial, penal, da família, de menores, do trabalho e da instrução criminal.

É, desde a sua criação, em Abril de 2019, a juiz titular do Juízo Misto de Família, de Menores e do Trabalho da Praia da Vitória, com competência para toda a Ilha.

É juiz coordenadora dos juízes da Ilha Terceira, com funções delegadas pelo Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca dos Açores.

 

Marta Silva

Licenciada em Ciências de Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa.

É jornalista na RTP – Açores desde 1995, tendo passado, anteriormente pela Rádio Renascença e pela TVI.

O seu trabalho destaca-se em diferentes áreas, desde a reportagem à apresentação informativa, passando pela coordenação e autoria de programas. Está ligada ao jornalismo de investigação regional e já lecionou “História dos Média” no ensino profissional, em Angra do Heroísmo.

Detalhes

Data:
5 Novembro, 2022
Hora:
18:00 - 19:00
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*