Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Mediação de leitura | Criadores de sonhos

No âmbito da promoção da cultura e das artes performativas, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Criadores de Sonhos”, performance que resulta da interação de um músico, João da Ilha, com um contador de histórias, Ricardo Ávila, explorando uma leitura em voz alta e narração oral de contos, pautadas por instrumentos musicais e objetos sonoros, a fim de potenciar a construção do sentido pela audiência.

O reportório que trabalham destina-se a crianças com idade igual ou superior a 6 anos, acompanhadas por adulto, devendo os interessados inscrever-se através do telefone 295 401 000, ou email sij.bparlsr@azores.gov.pt.

 

Notas Biográficas

 

João da Ilha

Nasce na ilha Terceira, onde absorve muitas das influências para o seu trabalho de cantautor. Desenvolve o seu percurso em Portugal Continental, em Setúbal, onde se estabelece durante quase 20 anos.

Desde a primeira edição discográfica, em 2009, lança três álbuns e, em 2020, já restabelecido de novo na sua ilha-natal, apresenta novas canções com o álbum “Quatro Estações Num Dia”, inspirado naquela peculiar dimensão climática, característica do arquipélago açoriano.

Além do percurso como músico profissional, autor e compositor, exerce atividades no âmbito da intervenção musical e social, tendo concluído em 2017 em Lisboa o curso especializado de Músico Profissional Interveniente em Unidades Hospitalares e Instituições de Solidariedade Social, pela Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS), fazendo parte da equipa de músicos de setembro de 2017 a fevereiro de 2019, em várias Instituições tais como: IPO de Lisboa, e Hospital de Santa Maria em Lisboa, entre outros.

Durante o ano de 2022 desenvolveu e integrou um projeto de intervenção musical junto das populações idosas do concelho de Angra do Heroísmo.

 

 

Ricardo Ávila

Mediador de leitura, marionetista, actor, licencia-se em educação de infância pela Universidade dos Açores, em 2006, e conclui mestrado em teatro pela Universidade de Évora, em 2012.

É sócio fundador da companhia de teatro Cães do Mar (2017), sediada na Terceira-Açores, que se dedica a recontar temas revelantes da cultura açoriana mediante uma estética de teatro físico, cruzando narração, mímica, canto e marionetas.

Em 2019 estreia-se como roberteiro (Teatro Dom Roberto – património imaterial nacional), fundando a companhia VUMTEATRO, interpretando os textos do reportório popular “O Barbeiro Diabólico” e “Tourada à portuguesa”.

Desde 2018 que desenvolve projetos de promoção da leitura na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

 

Detalhes

Data:
28 Janeiro
Hora:
16:00 - 17:00
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*