Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Micro Contos, com Fernando Guerreiro e Valter Peres

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma sessão de Contos Tradicionais Portugueses no dia 19 de novembro, pelas 16h00.

Esta é uma de três atividades desenvolvidas com o artista Fernando Guerreiro, cujo trabalho cruza várias linguagens em torno do género literário “micro conto”, e contará com a presença de Valter Peres. A sessão, que decorrerá no espaço infantojuvenil da BPARLSR, inclui ainda o lançamento do livro “Bendito e Louvado, Conto Contado: Contos Populares Portugueses”, resultado da parceria editorial entre Aletria e Simon´s Books.

A participação será feita mediante inscrição prévia, devendo os interessados enviar e-mail para [email protected] ou ligar para 295 401 000.

 

Nota Biográfica

Fernando Guerreiro

Nasceu a 25 de Abril de 1976, em Beja. Viveu em Odemira durante 22 anos e, desde 2002, reside em São Brás de Alportel. Possui a licenciatura em Estudos Artísticos e uma pós-graduação em Promoção e Mediação da Leitura. Antes de se dedicar à escrita e à narração oral, trabalhou em teatro, onde teve a oportunidade de receber ensinamentos preciosos que lhe incutiram a técnica, ética e estética necessária para a apresentação e entrega de textos aos espetadores que disponibilizam o seu tempo e ouvidos para escutar histórias. Na Primavera de 2015, editou o livro Ficou tanto por dizer, e estreou a sua primeira peça de teatro, Todos caminhamos para lado nenhum, levada à cena pelo grupo TEAS13. Para terminar 2015 em grande, lançou a Oficina Escrita de Micro Contos. No ano de 2017 estreou o espectáculo Micro Contos 2.0, em parceria com Elísio Donas, teclista dos Ornatos Violeta. Em 2018 editou 4 novos livros: Micro Contos de Amor, Micro Contos de Morte, Micro Contos de Estimação e Micro Contos Sazonais. Em 2020 editou o livro Micro Contos do Mar e estreou o espetáculo O Homem do Fogo, onde a palavra se juntou com as imagens da animação de areia de Pilar Puyana e as músicas da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

Valter Peres

Açoriano, presentemente com 53 anos, começou aos 18 a contar histórias nas escolas do primeiro ciclo. A partir de 2003, no âmbito do Art&Manhas – Encontro de Artes, organizou os primeiros serões de contos que foram feitos nas ilhas. Tem desenvolvido a sua ação de contador de histórias em bibliotecas e escolas da Região Autónoma dos Açores, atravessando por vezes o oceano para participar em festivais de narração oral. Do seu repertório fazem parte contos açorianos, mas também do mundo, sempre com um denominador comum, são histórias da tradição oral.

Detalhes

Data:
19 Novembro, 2022
Hora:
16:00 - 17:00
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*