Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Palestra integrada na Exposição Teotónio de Ornelas: O Latifundiário Liberal “Além da escrita… O papel como suporte: o segredo da sua fabricação”

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma palestra integrada na “Exposição Teotónio de Ornelas: O Latifundiário Liberal”, intitulada “Além da escrita… O papel como suporte: o segredo da sua fabricação”, com os palestrantes Anahí Riera e João Félix.

Nesta palestra, para além do percurso histórico do papel, serão apresentados os diversos elementos que compõem uma folha de papel como suporte da escrita, assim como as tintas utilizadas no registo dos factos ocorridos. O papel inventado na China, foi-se aperfeiçoando ao longo dos séculos. Com a invenção da imprensa aumentou a procura do papel, implicando a criação de moinhos papeleiros por toda a Europa, obrigando os fabricantes a uma produção de papel com características físico-mecânicas para assegurar uma maior resistência à pressão exercida pela prensa. Com a comercialização do papel introduziu-se a marca de água, sendo esta uma marca pessoal do fabricante, aparecendo pela primeira vez em Itália, no século XIII. As primeiras marcas de água realçavam a simplicidade, evoluindo estas para uma maior personalização como a referência ao local do moinho de produção, ostentando iniciais ou até o nome do fabricante.

A participação nesta palestra será mediante inscrição prévia, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).

 

Notas Biográficas:

Anahí Meyer Riera

Nascida em Palma de Maiorca (Espanha). Licenciada em História da Arte pela Universidade das Ilhas Baleares; graduada como Técnica Superior de Conservação e Restauro na Escola Superior de Conservação e Restauro de Bens Culturais da Catalunha, e Mestre com menção honorífica em Preservação da Arte Contemporânea, na especialidade de obra sobre papel, pela Universidade Complutense de Madrid.

Dedicada à preservação do património cultural, tem desenvolvido projetos em diversos países do continente europeu e americano, sendo que, desde 2011, se dedica principalmente à conservação de papel e do livro antigo.

De entre os seus últimos trabalhos, destaca-se a coordenação do Centro de Conservação e Restauro do Arquivo Histórico de Yucatán, e o cargo de responsável de conservação e restauro da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Yucatán, ambos no México.

Recentemente, colaborou na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, trabalhando na Oficina de Conservação e Restauro. Atualmente, é doutoranda da Universidade dos Açores, e bolseira do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.

João Félix Lima da Silva

João Félix é natural da ilha Terceira, onde nasceu em 1990. Neto do poeta Emanuel Félix, de quem recebeu um grande entusiasmo pela literatura, frequentou o curso de Línguas, Literaturas e Culturas, variante de Estudos Ingleses e Franceses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Após a licenciatura, em 2013, começou a trabalhar como estagiário na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, hoje Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, na qual exerce funções como técnico superior na Divisão de Arquivo da mesma instituição.

Detalhes

Data:
21 Janeiro, 2022
Hora:
8:00 - 17:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*