Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

PASSOS NO ARQUIVO | O Espírito Santo nas Ilhas

As festividades em honra do Divino Espírito Santo são um culto que balanceia entre o sagrado e o profano, sendo, ainda hoje considerado como o maior e principal festejo dos Açores.

Realizam-se nos cinquenta dias entre a Páscoa e o Domingo de Pentecostes (dia em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em forma de “línguas de fogo”), estendendo-se

também ao domingo seguinte, denominado “da Trindade”. Estes festejos, apesar das suas particularidades e variantes nas diversas ilhas do arquipélago possuem uma estrutura tradicional comum baseada na caridade, na distribuição do bodo, que está documentado pelo menos desde 1492, quando já “se fazia o Império e se distribuía o bodo, no dia de Pentecostes, à porta da capela do hospital do Santo Espírito”. É com o intuito de celebrar esta Festa da abundância, da partilha e da fertilidade que a BPARLSR apresenta na sua rúbrica Passos no Arquivo – Coleções fotográficas do presente mês de maio deste ano de 2023 a temática do Espírito Santo, trazendo às claras da primavera as fotografias das coleções de Mário Pereira da Silva, Pedro de Merelim e Kathi Mendes Gulley que ilustram esta dádiva do espírito.

 

Detalhes

Início:
19 Maio, 2023
Fim:
31 Maio, 2023
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*