Workshop | Encadernação rústica com costura francesa
Workshop | Encadernação rústica com costura francesa
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove nos dias 11 e 12 de dezembro, das 17h30 às 20h00, no espaço das Oficinas, sob a orientação de Anahí Meyer Riera e Alzira S. Mendes, o workshop de Encadernação rústica com costura francesa.
No Workshop de Encadernação pretende-se dar a conhecer a história do livro desde as suas origens até aos nossos dias, estabelecendo períodos históricos, tendo em conta os diferentes materiais de encadernação e a sua evolução. Neste workshop o tema central será a encadernação nos séculos XIX e XX. Elaborar-se-á, neste âmbito, uma encadernação branda com costura francesa.
Inscreva-se através do número 295 401 000 ou através do email com o seu nome e contacto para [email protected].
Notas Biográficas
Anahí Meyer Riera
Nascida em Palma de Maiorca (Espanha). Licenciada em História da Arte pela Universidade das Ilhas Baleares; graduada como Técnica Superior de Conservação e Restauro na Escola Superior de Conservação e Restauro de Bens Culturais da Catalunha, e Mestre com menção honorífica em Preservação da Arte Contemporânea, na especialidade de obra sobre papel, pela Universidade Complutense de Madrid.
Dedicada à preservação do património cultural, tem desenvolvido projetos em diversos países do continente europeu e americano, sendo que, desde 2011, se dedica principalmente à conservação de papel e do livro antigo.
De entre os seus últimos trabalhos, destaca-se a coordenação do Centro de Conservação e Restauro do Arquivo Histórico de Yucatán, e o cargo de responsável de conservação e restauro da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Yucatán, ambos no México.
Recentemente, colaborou na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, trabalhando na Oficina de Conservação e Restauro. Atualmente, é doutoranda da Universidade dos Açores, e bolseira do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.
Alzira Mendes
Alzira dos Santos Mendes nasceu em Belo Horizonte, Brasil em 1964. Licenciou-se pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, (Brasil), habilitação reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal.
Complementou os estudos realizando o curso de Conservação e Restauro de Madeira e Mobiliário na Universidade dos Açores e realizou o Curso Breve de Preservação de Documentos Gráficos, Instituto Politécnico de Tomar / Ateliê de Marta Bretão, em Angra do Heroísmo. E de Gestão de Bibliotecas Escolares no Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (Portugal).
Trabalha desde 2015 na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.