Destaques
Destaques anteriores
Lista de navegação de Destaques
Junho 2024
As maquinações do 22 de junho de 1828: um golpe de estado em Angra
Na História política, as grandes reviravoltas são feitas, muitas vezes, através de golpes de estado. E o que é, afinal, um golpe de estado? Em termos latos, podemos defini-lo como a deposição, por meios mais ou menos violentos, de um regime legalmente constituído, com o fim da instauração de um novo regime. Os moldes em que isto acontece podem corresponder a mil e uma realidades. Mas este facto é constante: antes do seu sucesso, um golpe de estado é ilegal…
Ler mais »Dia Internacional dos Arquivos 2024
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Casa do Povo de Vila Nova, apresenta a exposição de fotografias “Trilho pelo registo da imagem” do Dr. Francisco Valadão, seguida de palestra intitulada “A história da Vila Nova em fotografia” proferida pelo Dr. Carlos Enes. A celebração, promovida no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, pretende sublinhar a importância da fotografia como principal fonte para reconstrução da memória visual dos espaços e a evolução dos…
Ler mais »Mostra bibliográfica | Dia Internacional do Yoga
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra o Dia Internacional do Yoga com uma mostra bibliográfica, de 7 a 28 de junho, na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário. O Yôga é um termo de origem sânscrita, uma tradição milenar que pode ser entendida como uma disciplina espiritual que de modo holístico abrange toda a atividade do ser humano, promovendo o seu bem-estar a todos os níveis: físico, mental, emocional e espiritual. Uma prática que através de asanas…
Ler mais »Mostra | Literatura Explorando Géneros, Romance Policial
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a mostra mensal “Literatura explorando géneros”. Esta iniciativa tem o intuito de divulgar a Coleção de Livre Acesso da Sala de Leitura e de Empréstimo Domiciliário de Adultos e pretende dar a conhecer 12 géneros literários ao longo de todo o ano. O compromisso que a instituição tem em fomentar a diversidade cultural e em estimular o pensamento crítico, leva-a a incentivar o leitor a conhecer diversos géneros literários,…
Ler mais »Aspetos da atividade Cultural em Angra na década de 70
Em complemento à nossa exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, “Abril: a aurora inacabada”, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dedica a sua atividade do dia 14 de junho à vertente cultural. “O suplementarismo cultural nos jornais de Angra, antes e depois de Abril/74” é o tema da palestra que o escritor Álamo Oliveira irá proferir. Após esta palestra o autor dinamizará uma Conversa com Antonieta Costa e Péricles Ortins, sobre um projeto…
Ler mais »HORA DO CONTO
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a “Hora do Conto”, que decorrerá no próximo dia 15 de junho, às 16h00, com a narradora Ana Couto. A sessão é direcionada para crianças a partir dos 3 anos de idade e para as suas famílias. O intuito é promover bons hábitos de leitura e estabelecer uma boa relação com o texto. Contar histórias é um contributo valioso para a imaginação dos mais pequenos. Criar hábitos de escuta…
Ler mais »Hora do conto
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a Hora do Conto, que decorrerá no próximo dia 22 de junho, às 16h00, com o narrador Paulo Freitas. A sessão é direcionada para crianças a partir dos 3 anos de idade e para as suas famílias. O intuito é promover bons hábitos de leitura e estabelecer uma boa relação com o texto. Contar histórias é um contributo valioso para a imaginação dos mais pequenos. Criar hábitos de escuta…
Ler mais »Julho 2024
Visita régia de D. Carlos e D. Amélia à ilha Terceira, 2 a 4 de julho de 1901
A iniciativa Um Olhar Periódico, durante o mês de julho, é dedicada ao tema da Visita régia de D. Carlos e D. Amélia, à Ilha Terceira. A visita régia à ilha Terceira, de 2 a 4 de julho de 1901, representou um momento único na história dos açorianos, o qual foi registado por diversos periódicos locais. Esta foi a primeira vez, que os Reis de Portugal se deslocaram aos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Um acontecimento histórico de grande…
Ler mais »