Destaques
Destaques anteriores
Lista de navegação de Destaques
Maio 2023
Apresentação| “Vem descobrir o que é um Dr. Palhaço”
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro recebe o artista Mark Mekelburg, no dia 13 de maio, pelas 14:30, na seção infantojuvenil, para um espetáculo destinado ao público a partir dos 5 anos. Nesta apresentação irão descobrir como o artista se transforma num Dr. Palhaço através de dinâmicas divertidas e participativas e como leva sorrisos e alegria quando visita crianças e jovens nos hospitais portugueses inserido na “Operação Nariz Vermelho”. NOTA BIOGRÁFICA Mark Mekelburg…
Ler mais »Oficina| “A arte de ver a ciência com outros olhos”
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro recebe o biólogo e ilustrador Fernando Correia para 3 oficinas de ilustração cientifica, a terem lugar nos dias 17, 18, 19 e 20 de maio. Dia 17, das 17h00 às 21h00 Biblioteca Sketching (4h) IC - descobrir a ciência través da ilustração. Breve introdução ao desenho — diferenciação entre forma e vistas/normas. A volumetria através da cartografia de luminosidade. Os ensaios gráficos — estudos, mais do que obras-finais. O diário (indoor)…
Ler mais »Conferência| O sentido da Festa do Espírito Santo segundo Agostinho da Silva
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida-o a participar na conferência “O Sentido do Espírito Santo Segundo Agostinho da Silva”, no dia 18, às 18 horas, pela voz do professor e investigador Paulo Borges. Agostinho da Silva considerou as Festas do Espírito Santo o elemento central da cultura portuguesa e lusófona, vendo-as como símbolo, rito e profecia de uma transformação profunda da consciência e da vida humanas. É a esta luz que interpreta os vários níveis…
Ler mais »PASSOS NO ARQUIVO | O Espírito Santo nas Ilhas
As festividades em honra do Divino Espírito Santo são um culto que balanceia entre o sagrado e o profano, sendo, ainda hoje considerado como o maior e principal festejo dos Açores. Realizam-se nos cinquenta dias entre a Páscoa e o Domingo de Pentecostes (dia em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em forma de “línguas de fogo”), estendendo-se também ao domingo seguinte, denominado “da Trindade”. Estes festejos, apesar das suas particularidades e variantes nas diversas ilhas do arquipélago…
Ler mais »Conversa sobre o alargamento da plataforma marítima portuguesa
No âmbito da exposição “Oceanos Infinito Azul”, que decorre de 3 de março a 31 de outubro, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida-o para uma “Conversa sobre o Alargamento da Plataforma Marítima Portuguesa”, no dia 19 de maio, às 18h00. A conversa tem como participantes o Doutor Serrão Santos, a Eurodeputada Doutora Maria da Graça Carvalho e o Presidente da Federação das Pescas dos Açores, Gualberto Rita e como morador o Dr. José Lourenço, diretor…
Ler mais »Hora do Conto
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a “Hora do Conto”, que decorrerá no próximo dia 20 de maio às 16h00, com o narrador Paulo Freitas, e se destina a crianças a partir dos 3 anos de idade e às suas famílias, com o intuito de promover bons hábitos de leitura e estabelecer uma boa relação com o texto. Contar histórias é um contributo valioso para a imaginação dos mais pequenos. Criar hábitos de escuta com…
Ler mais »Mediação de leitura | Criadores de sonhos
No âmbito da promoção da cultura e das artes performativas, a 27 de maio, às 16h00, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Criadores de Sonhos”, performance que resulta da interação de um músico, João da Ilha, com um contador de histórias, Ricardo Ávila, explorando uma leitura em voz alta e narração oral de contos, pautadas por instrumentos musicais e objetos sonoros, a fim de potenciar a construção do sentido pela audiência. O reportório…
Ler mais »Junho 2023
Documento do Mês | “A Igreja: o primeiro registo do indivíduo”
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá acessível ao público, na sala de consulta de Arquivo, entre os dias 1 e 30 de junho, uma mostra sobre os registos paroquiais intitulada “A Igreja: o primeiro registo do individuo”. O registo paroquial impunha-se como a garantia de que o cristão no decorrer da sua vida, marcada pelo seu nascimento até à sua morte, cumpria com os sacramentos que lhe permitiam alcançar a vida eterna. Posteriormente, e para…
Ler mais »