Skip

Ritchie Girl – Jogo de Espiões, de Andreas Pflüger. Porto Editora

Depois de completar o seu treino em Camp Ritchie, Maryland, para integrar o Women’s Army Corps, Paula Bloom é enviada para Itália, onde ainda decorrem os últimos combates antes da queda de Mussolini e da retirada nazi.

No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, e já treinada como agente dos serviços secretos norte-americanos, Paula Bloom regressa à Alemanha onde nasceu e de onde foi forçada a partir em criança, quando as perseguições aos judeus atingiam o auge.

E, enquanto em Nuremberga são julgados os mais proeminentes criminosos de guerra, os norte-americanos começam a recrutar discretamente vários cabecilhas do regime nazi para evitar que os soviéticos os capturem e utilizem a seu favor na Guerra Fria que se avizinha. Num dos campos onde se encontram detidos importantes oficiais nazis, Paula irá interrogar Johann Kupfer, um judeu austríaco que afirma ser o célebre Sete, o espião da Alemanha mais temido em toda a Segunda Guerra Mundial.

Tendo como pano de fundo as ruínas, sombras e conflitos da Alemanha do pós-guerra, Andreas Pflüger escreve sobre a culpa, o perdão e o poder do amor com uma tremenda força narrativa, conjugada com subtileza e imagens memoráveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*