Skip

Brasões de Armas

Carta de Brasão de Armas – António Bernardo Pamplona

Natural da cidade de Angra.
Filho legítimo de António Xavier Pamplona e de D. Catarina Felícia.
Neto de Matias Pamplona Merens e de D. Josefa Maria de Melo.
Bisneto de D. Antónia Moniz Alves Pamplona, filha de Matias Pamplona que foi 3º neto por linha legítima de Gonçalo Alves Pamplona, natural da cidade do Porto, um dos primeiros povoadores da ilha Terceira.
Descrição do brasão
Data: Lisboa, 7 de Fevereiro de 1770.
«Hum Escudo com as Armas dos Pamplonas, que são em campo sanguinho seis faxas de ouro. Elmo de prata aberto guarnecido de ouro. Paquife do metal, e cor das Armas. Timbre hum Leão de ouro nascente faxado de duas faxas, e armado de sanguinho, e por diferença hũa brica de prata com hum A a preto».
Descrição do Documento:
António Bernardo Pamplona
Data: Lisboa, 7 de Fevereiro de 1770.
Nº de fólios: 4
Medidas: 190×295 mm
Carta de brasão de armas em pergaminho com o texto inserido entre molduras simples, à exceção do primeiro fólio cuja moldura é ricamente decorada. Caderno cosido.

O brasão de armas encontra-se desenhado no fl. 2, também inserido em moldura simples.

 

 

Carta de Brasão de Armas – António Borges da Silva do Canto

Fidalgo da Casa Real.
Natural e morador na ilha Terceira
Descendente das famílias dos Sousas, Cortes Reais, Silvas, Melos, Leais, Borges, Costas, Pachecos, Cantos, Albarcas, Galvão e Coelhos (fidalgos antigos de cota de Armas.
Filho legítimo de João Borges da Silva do Canto e de D. Ângela Inácia Pereira Borges.
Neto paterno do capitão José Leal e de D. Lezeu Pacheco Corte Real.
Bisneto de Manuel Leal e de Bárbara Borges. Neto materno de Cristóvão Borges dos Altos Ares e de D. Catarina Coelho de Melo.
Descrição do brasão

Data: Lisboa, 22 de Novembro de 1724.
«Hum escudo direito esquartellado, no primeiro quartel, as armas dos Souzas, que são escudo esquartellado, no primeiro, & quarto quartel as armas do Reyno, com seu fillete preto, no segundo, & terceiro quartel, em campo uermelho quatro crecentes de lua de prata, no segundo quartel, as armas dos Cortes Reaes, que são em campo vermelho seis costas de prata em duas pallas firmadas no escudo, com hum chefe de prata, com huma Crus chan, no terceiro quartel as armas dos Syluas, que são, em campo de prata hum Leão rompete vermelho, armado de azul; no quarto quartel as armas dos Mellos, que são: em campo vermelho seis bazantes de prata, entre huma Crus dobre de ouro. elmo de prata aberto guarnecido de ouro. paquife dos metais & cores das armas. Timbre o dos Souzas, que he hum castello de ouro, & por diferença huma brica de ouro com huma merlleta preta.»
Descrição do Documento:

António Borges da Silva do Canto
Data: Lisboa, 22 de Novembro de 1724.
Nº de fólios: 5
Medidas: 215×320 mm
Carta de brasão de armas em pergaminho com o texto inserido entre molduras profusamente decoradas. O primeiro fólio tem a função de capa.
O brasão de armas encontra-se desenhado no segundo fólio, encabeçando o texto de descrição do brasão.

 

 

Carta de Brasão de Armas – Bernardo d’Amaral Castelbranco

 

Bernardo d’Amaral Castelbranco
Bernardo d’Amaral de Castelbranco
Fidalgo da Casa Real.
Filho de António de Amaral de Castelbranco
Descrição do brasão

Data: Lisboa, 9 de Abril de 1590.
«escudo esquartellado, ao primeiro dos amarais que trazem o campo d ouro E seis luas de azul as pontas pera baixo postas em duas palas, E ao segundo dos de castelbranco, que trazem o campo azul E hum lião d ouro rompente armado de vermelho, E assy os contrairos. Elmo de prata aberto guarnido d ouro, paquife d ouro E azul, e por timbre hum lião d ouro com hũa facha d armas nas mãos com o cabo de azul E o ferro de sua cor, que he o timbre dos amarais, E por deferênça hum cardo verde florido de prata».

Descrição do Documento:
Bernardo d’Amaral de Castelbranco
Data: Lisboa, 9 de Abril de 1590.
Nº de fólios: 1
Medidas: 470×370 mm
Pergaminho um pouco danificado, principalmente no lugar onde se encontra desenhado o brasão. Este encontra-se envolto em moldura simples e inserido no meio do texto da carta de brasão de armas.

 

 

Carta de Brasão de Armas – Capitão João d’Avila

Filho de legítimo de Jerónimo Dias e de Ana Salta.
Neto paterno de Cristóvão da Cruz de Ávila, natural de Valladolid.
Capitão do exército e cavaleiro da Ordem de Cristo, feitor da alfândega de Angra. Fidalgo por alvará de 15 de Junho de 1665.
Nasce em Angra em 1596 e morre nesta mesma cidade a 18 de Junho de 1684.
Nomeado Alferes da Companhia de Ordenanças de Diogo do Canto e Castro, em 1618, contando 21 anos de idade.
Em Angra exerceu, por duas vezes, o cargo de vereador, o de juiz ordinário Mamposteiro-mór dos Cativos, Escrivão e Conselheiro da Santa Casa da Misericórdia de Angra.
Em 1641 era o vereador mais velho da Câmara de Angra e colocou-se ao serviço da causa nacional a favor da expulsão dos castelhanos. Tudo isto valeu-lhe a nomeação de capitão de ordenanças e recebeu a mercê de Cavaleiro da Ordem de S. Bento de Avis e, depois, da Ordem de Cristo.
Foi padroeiro do convento de Santo António dos Capuchos, cuja primeira pedra da igreja foi lançada a 9 de Março de 1643. Foi sepultado, em jazigo próprio, na capela-mor deste mesmo convento.
Para que a memória da sua nobreza e sua geração se perpetuasse, instituiu um morgadio para que os seus descendentes e futuros padroeiros do Convento se sustentassem honradamente.
Em 1665 instituiu as Ermidas de São João de Deus e a de Santo Isidro.

Descrição do brasão
Data: Lisboa, 10 de Junho de 1647.
«hum Escudo posto ao balon com o Campo de Ouro, & no meio delle hũa aruore verde de sua cor posta entre duas Águias negras estendidas hũa de cada parte, & por differença hũa mulleta de Azul, Elmo de prata aberto guarnido de Ouro paquife composto do próprio metal, & cores das Armas, & por timbre hũa das próprias Águias das Armas assi como nellas estão.»

Descrição do Documento:
João de Ávila
Data: Lisboa, 10 de Junho de 1647.
Nº de fólios: 12
Medidas: 198x320mm
Livro com capa forrada de pele com ferro vegetalista a ouro. Os três primeiros fólios e os três últimos são de papel. Entre estes, os fólios são de pergaminho com texto e brasão de armas inseridos em molduras simples. O 6º fólio, profusamente decorado, serve de capa ao texto da descrição do brasão e ostenta o seguinte título: LIVRO E BRAZAM DA NOBREZA E FIDALGVIA DO CAPITÃO IOAM DE AVILA. 1647. O brasão de armas, pintado a cores insere-se no fl. 9.

 

Brasão de Armas – Capitão José Leal

Capitão José Leal
Cavaleiro professo do hábito de S. Bento de Avis
Natural de Lisboa e morador em Angra
Filho de Manuel Leal e de Bárbara Borges e neto paterno de Diogo Leal

Descrição do brasão
Data: Lisboa, 17 de Março de 1658.
«Hum Escudo posto ao balon de Campo de prata com dois Libreos negros passantes armados de sangue, entre sette Estrelas sanguinhas de oitto pontas cada hũa, postas cada tres em pala & hũa em Chefe, & por differença hũa flor de Liz Azul. Elmo de prata aberto guarnido d ouro, Paquife do Metal, & Cores das Armas, & por Timbre hum dos Libreos das Armas com hũa Estela de prata na Espádua.»

Descrição do Documento:
Capitão José Leal
Data: Lisboa, 17 de Março de 1658.
Nº de fólios: 1
Medidas: 580×520 mm
Pergaminho rasgado no canto inferior direito, mas sem atingir o texto da carta. O brasão encontra-se envolto em moldura profusamente decorada e inserido no texto da carta de brasão de armas.

 

Carta de Brasão de Armas – D. Francisco Borges de Ávila Paim da Câmara

Desenho de brasão de armas atribuído ao italiano Clemente Bellinque (1695), por trazer as iniciais C.B., ostenta as armas de D. Francisco Borges de Ávila Paim da Câmara (1671-1730), trisavô de Teotónio de Ornelas Bruges, 1º Conde da Praia da Vitória, que usou estas armas em seu sinete.
Tem a particularidade de trazer mal desenhado e errado o primeiro quartel, que pretende figurar o brasão de armas dos Paim.

Descrição do brasão
Paim: Franchado de prata e negro, com um leão sobreposto, entrecambado, armado e lampassado de vermelho. Ornelas: De azul, banda de ouro carregada de três flores de lis de vermelho postas no sentido da banda, esta acompanhada por duas sereias de sua cor, isto é, a parte de mulher de carnação e a parte de peixe de prata, cada uma com seu espelho na mão dextra e o seu pente na sinistra, tudo de ouro. Sousa (do Prado): Esquartelado, sendo o primeiro e o quarto de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes do primeiro esmalte, postos em sautor; o segundo e o terceiro de prata, com um leão de púrpura. Câmara (de Lobos): De negro, torre de prata entre dois lobos assaltantes de ouro, tudo disposto sobre um monte de verde, movente da ponta.

Destas mesmas armas fez uso o 2º Conde da Praia da Vitória, embora com semelhante erro nas armas dos Paim.

[A BPARLSR agradece a valiosa colaboração do sr. Jácome de Bruges Bettencourt, ilustre Cônsul Honorário da República de Cabo-Verde, nos Açores].

Descrição do Documento:
D. Francisco Borges de Ávila Paim da Câmara
Data: 1695
Nº de fólios: 1
Medidas: 188×282 mm
Desenho em papel colado sobre outra folha de papel.

 

 

Carta de Brasão de Armas – Francisco José Teixeira de Sampayo

Natural da cidade de Lamego, morador na ilha Terceira.
Filho de Pedro de Teixeira de Sampaio (que também se denominou de Távora) e de Bernarda Luísa Teresa do Amaral Guedes, natural de Lamego.
Neto paterno de Manuel de Távora Ferreira e de Madalena Teixeira Sampaio, residentes na cidade do Porto. Da parte materna era neto de António de Almeida Coelho e de Isabel Maria da Silva, residentes na Quinta da Portela de Cambres, cidade de Lamego.
Os pais e avós eram das famílias dos apelidos de Teixeira, Sampaio, Amaral e Guedes.

Descrição do brasão
Data: 2 de Setembro de 1789.
«Hum Escudo esquartelado, no primeiro quartel as Armas dos Teixeiras, que são em campo azul huma Cruz de ouro palea e aberta: No segundo as dos Sampayos esquarteladas, no primeiro em campo d’ouro huma Aguia vermelha armada de preto, o segundo chadrezado de ouro e azul de quatro pessas em faxa, e outras quatro em palas, com huma orla vermelha carregada de Outo SS e assim os contrários: No terceiro quartel as Armas dos Amaraes que são em campo de ouro seis Luas mingoantes de azul em duas palas: No quarto as dos Guedes em campo azul cinco flores de Liz de ouro em sautor: Elmo de prata aberto guarnecido de ouro. Paquife dos Metais, e cores das Armas. Timbre dos Teixeiras que he hum Unicorneo de prata armado de ouro na frente e por diferença huma brica de prata com hum F de negro».
Descrição do Documento:
Francisco José Teixeira de Sampaio
Data: Lisboa, 2 de Setembro de 1789.
Nº de fólios: 2
Medidas: 250×340 mm
Carta de brasão de armas em papel com a marca de água gravada com selo e a inscrição Downton Mill 1831. Trata-se de uma cópia da carta original.
O brasão de armas, desenhado em papel, encontra-se inserido entre os 2 fls.

 

 

Brasão de ArmasRui Dias de Sampaio, por atribuição errónea

Filho de Mem Rodrigues de Sampaio
Natural de Lisboa e morador em Angra
Fidalgo Cavaleiro da Casa Real com 2$725 reis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia.

Trata-se de uma folha avulsa, por mão ignara inserida entre documentação do séc. XVI, firmada por Rui Dias de Sampaio, que se encontra incorporada no Fundo dos Condes da Praia da Vitória.

No entanto, o brasão representado não é o dos Sampaio, nem o do referido armigerado, conforme se depreende da descrição das armas que a Rui Dias de Sampaio foram atribuídas, em Lisboa, a 18 de Fevereiro de 1560: «… da geração e linhagem dos Sampaios que nestes Reinos são fidalguos de sollar conhesido e que … como constava dos papeis que aprezentava [que lhe desse um escudo] com as armas que a dita linhagem pertensem e as que [elle] de direito por lhe pertenserem devia trazer pera dellas usar e gosar das honras e liberdades de que por bem da nobreza dellas gosarão seus amtepassados pello que busquei os livros da nobreza que em meo poder estam e acho que as armas que a dita linhagem pertensem serem estas que em esta lhe dou iluminadas e com mais seu paquife ellmo e timbre e por diferensa hum cardo verde florejado dazull… ». In Cartas de Brasão de Armas. Colectânea, compil., org. e índices por Nuno Gonçalo Pereira Borrego, Lisboa, Guarda-Mór, 2003. p. 383.

Uma leitura elementar da simbologia heráldica inclina-nos para reconhecer neste desenho – ainda que seja a preto e branco e não executado conforme as regras que no desenho heráldico se usam – a representação de um brasão de armas muito semelhante àquele dos Vasconcelos, que figura na folha 215 do Livro do Armeiro-Mor, de João du Cros. Cf. Livro do Armeiro-Mor, ed. Academia Portuguesa de História, Lisboa, 1956, página citada.
Descrição do Documento:
Brasão de Armas, com elmo, paquife e timbre.
Medidas: 210×305
Desenho não colorido de brasão de armas em papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*