Skip

CSL – Coronel Silva Leal

CSL – Coronel Silva Leal
249 espécies
Suporte: papel
Preto e branco
Séc. XX
O espólio é constituído por 249 fotos em suporte papel.
As fotos registam os efeitos da crise sísmica de 1926 na ilha do Faial e as subsequentes obras de reconstrução.
Encontram-se integradas na documentação deste fundo.

 

Coronel Silva Leal
[1875-1961]
Delegado Especial do Governo nos Açores e, depois, Delegado Especial do Governo nas Ilhas Adjacentes (Estado Novo, 1931). Foi também Governador Militar dos Açores e Presidente da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo.

Feliciano António da Silva Leal, mais conhecido como Coronel Silva Leal. Nasceu na ilha do Faial e faleceu na Terceira, onde viveu longos anos.
Participou nas Campanhas de África contra as forças alemãs durante a I Grande Guerra. Recebeu diversas condecorações pelo seu desempenho nessas campanhas.
Ligado ao movimento militar do 28 de Maio de 1926, a Ditadura Nacional confiou-lhe a missão de pacificar os Açores, face às reivindicações autonomistas.
Foi nomeado pelo Decreto nº 19.316, de 6 de fevereiro de 1931, como Delegado Especial do Governo da República, cargo dotado de um gabinete civil e de um militar, criado pelo Decreto nº 19.315, do mesmo dia do anterior, e foi investido de poderes alargados de coordenação política e administrativa.
A sua nomeação foi muito saudada nos Açores, particularmente por ter escolhido o autonomista José Bruno Carreiro para chefe do seu gabinete civil.
Com José Bruno Carreiro e o conselheiro Luís Bettencourt, elaborou o projecto da criação da Província Autónoma dos Açores, projecto que acabou por nunca ser aprovado, mas que teve efeitos benéficos no regime que veio a ser implantado posteriormente.
Foi, assim, um dos principais obreiros da implantação do Estado Novo nos Açores. Por ocasião da revolta de 1931, foi nomeado Comandante Militar dos Açores e encarregado da repressão dos revoltosos.
Exerceu por duas vezes o cargo de presidente da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo, que desempenhou com grande relevo.
Era oficial da Ordem de Avis e oficial da Ordem da Torre e Espada, com palma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*