Skip

EFE – Emanuel Félix

EFE – Emanuel Félix

12 espécies
Suporte: papel
Preto e branco
Séc. XX
O conjunto fotográfico é composto por 12 reproduções de fotos em suporte papel.
A temática versa retratos do próprio Emanuel Félix e de família, condecoração. As fotos estão em bom estado de conservação.

 

Emanuel Félix
[1936-2004] Grande poeta, crítico literário e de artes plásticas e especialista em restauro de obras de arte.

Emanuel Félix Borges da Silva. Nasceu e faleceu em Angra do Heroísmo, onde viveu. Poeta, ensaísta, cronista, crítico literário e de artes plásticas. Foi o primeiro introdutor em Portugal do concretismo poético, inspirado pelos brasileiros Augusto e Haroldo de Campos, porém cedo passou a uma experiência surrealista.
Fundou e codirigiu a revista Gávea. Foi codirector da revista Atlântida, do Instituto Açoriano de Cultura. Estudou em Angra, no Liceu e na Escola de Magistério Primário, onde se diplomou. Mais tarde estudou restauro de obras de arte no Instituto José de Figueiredo e na Fundação Gulbenkian e estudos superiores especializados em restauro científico de obras de arte no Instituto Francês de Restauro de Obras de Arte de Paris, na Escola Superior de Belas-Artes de Anderlecht e na Universidade Católica de Lovaina.
Foi técnico do Museu de Angra do Heroísmo e orientou tecnicamente a criação do Centro de Estudo, Conservação e Restauro de Obras de Arte dos Açores, que dirigiu e onde organizou, com o apoio do Fundo Social Europeu, cursos de formação para técnicos de restauro de pintura de cavalete. Foi consultor e autor de propostas de reestruturação do curriculum do curso superior de Conservação e Restauro da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, onde lecionou e dirigiu vários estágios.Tanto na área do restauro como na da literatura, proferiu diversas conferências em Portugal e no estrangeiro e publicou centenas de artigos em jornais e revistas. Está representado em numerosas antologias poéticas e esteve ligado de perto aos movimentos culturais locais.
Após o 25 de Abril de 1974, foi o primeiro Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Sócio do Instituto Histórico da Ilha Terceira e do Instituto Açoriano de Cultura, cuja direção integrou durante vários anos. Foi distinguido com o grau de Oficial da Ordem do Mérito; postumamente, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento. Foi, em vida e como poeta, alvo de uma grande homenagem prestada pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Emanuel Félix estreou-se como poeta adulto com o título (premiado) de O Vendedor de Bichos, no qual revelava uma voz singular, original e inovadora. O seu nome tornou-se mais do que todos uma referência incontornável na poesia escrita nos Açores, mas, muito mais do que isso, alcandorou-se aos níveis mais altos da poesia nacional, pese embora o facto de continuar a ser mal conhecido fora das ilhas. A sua poesia evidencia um fino esmero estético e uma grande mestria e pureza estilística, combinada com uma delicada intensidade emotiva.
Por ocasião do 50º aniversário da sua estreia literária, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo organizou uma grande exposição comemorativa. Dessa exposição foi editado o catálogo Emanuel: 50 Anos de Palavras (1952-2002).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*