Skip

FNS – Frank Noble Sayers

FNS – Frank Noble Sayers

53 espécies (42 fotos + 11 imagens de documentos)
Original: papel
Suporte: digital
Preto e brancoSéc. XX
Consiste na digitalização, em alta definição, formato tiff, das páginas de um álbum pessoal de Frank Noble Sayers, sendo possível recortar as fotos de cada página, em boas condições.
O Caporal Frank N. Sayers integrou as forças da Royal Air Force que entre 1943 e 1945 estiveram estacionadas em Angra do Heroísmo.
Em 2009, sua filha, Mrs. Linda Kirby, acompanhada pelo marido, visitou Angra do Heroísmo , para conhecer a ilha onde seu pai prestou serviço militar, tendo constatado que o edifício onde residiu Frank N. Sayers integra atualmente o conjunto de edifícios da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.
Reconhecida pelo acolhimento recebido na BPARAH, Mrs. Kirby mandou digitalizar o álbum de seu pai e ofereceu-o em formato digital ao Arquivo de Angra do Heroísmo.
As fotos documentam um olhar terno sobre a vida quotidiana da época na ilha Terceira. Com elas existem diversos panfletos igualmente em formato digital) relativos a eventos locais da época.

 

Frank Noble Sayers
[1906-1980]
Militar inglês da Royal Air Force, destacado na ilha Terceira de 1943-1945.
Sua filha Linda Kirby, ofereceu à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo o álbum fotográfico de seu pai com fotos da época tiradas na Terceira.

Frank Noble Sayers. Nasceu a 3 de março de 1906 na Inglaterra, no distrito de Hampshire, em Bournemouth, que mais tarde veio a ser integrada no distrito de Dorset.
Frequentou a Escola de Bournemouth; terminados os estudos, começou a trabalhar numa livraria, primeiro em Bournemouth e mais tarde em Guildford, depois em Surrey e em Londres. Exerceu esta profissão toda a sua vida. Faleceu em julho de 1980.
Durante a II Guerra Mundial, com o N.º 1437203, serviu como Cabo da Polícia na Royal Air Force Volunteer Reserve, entre 6 de junho de 1941 e 30 de outubro de 1945. Em 1943, foi enviado para a ilha Terceira, Açores, onde permaneceu de 30 de setembro desse ano até 6 de maio de 1945. A sua experiência de vida na Terceira causou nele impressões que perduraram toda a vida, das quais falava muitas vezes.
Nas vésperas da Guerra, Frank N. Sayers havia casado em Wandsworth, Londres, com Ruth Florence Westley e foram viver para os subúrbios do norte de Londres, em Muswell Hill. Após o seu regresso dos Açores, em fevereiro de 1949, nasceu a tão desejada filha de ambos. Tão fortes nele eram as memórias da Terceira, que descrevia, segunda a sua filha, como um paraíso terrestre, que Frank e Ruth decidiram chamar «Linda» à filha, por causa do significado que a palavra tem em português. Desta forma ele quis garantir que a sua feliz estadia na ilha Terceira não seria esquecida.
Muitos anos mais tarde, em 2009, após ter visitado com seu marido a ilha Terceira e os locais onde em Angra, na rua do Salinas, seu pai viveu, naquele ano já anexados às instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, Linda decidiu oferecer a esta instituição uma cópia digitalizada do álbum de memórias fotográficas que seu pai havia colhido durante a sua estadia nesta ilha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*