Skip

VIN – Vitorino Nemésio

VIN – Vitorino Nemésio 

3 conjuntos
Suporte: papel
Preto e brancoSéc. XX
As fotos referenciadas sob a sigla VIN são de natureza diversa e, na sua maioria, de muito reduzido interesse para o estudo de Vitorino Nemésio.
No todo, destaca-se um álbum de postais turísticos da ilha de S.Miguel (33 postais), da primeira metade do século XX, a preto e branco.
Um outro conjunto (17 fotos) é constituído por reproduções ampliadas de fotos principalmente relacionadas com José Régio, algumas de desenhos de Saul Dias, todas a preto e branco; de entre estas, Vitorino Nemésio figura em apenas uma, em grupo, com Miguel Torga, António de Sousa, Paulo Quintela e Afonso Duarte ao centro — foto provavelmente tirada na casa deste na Ereira, Montemor-o-Velho.
Finalmente, um outro conjunto (13 fotos) é constituído por fotografias de árvores e paisagens não identificadas e algumas de pessoas, também não identificadas, exceptuando as figuras de Teixeira de Pascoais, Carlos Queirós e António Duarte; todas as deste último conjunto são fotos de pequenas dimensões.
Além da foto já referenciada, não existe, no todo, nenhuma outra foto de Nemésio.

 

Vitorino Nemésio
[1901-1978]
O mais relevante homem de letras nascido nos Açores, no século XX; autor do mais notável romance português do século: Mau tempo no Canal (1944).
Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva. Nasceu na então Vila da Praia da Vitória em 1901 e faleceu em Lisboa em 1978. Está sepultado em Coimbra.
Vulto maior das letras portuguesas do século XX e notável académico, Vitorino Nemésio é o mais relevante escritor nascido nos Açores no último século.
O espólio foi adquirido à família do escritor em 1979 pelo Governo Regional do Açores, que igualmente adquiriu a biblioteca pessoal do escritor.
À parte a biblioteca pessoal, o espólio adquirido, é constituído por documentos pessoais (cartas, bilhetes postais, etc. e 76 fotografias diversas em papel), traduções, apontamentos, trabalhos truncados, etc.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*